pic
misc image
misc image

Tavira


Com 607 km2 e mais de 26 mil habitantes, Tavira é ainda hoje uma mostra viva do cruzamento de diversos povos e culturas. Desde os achados arqueológicos, ao urbanismo multissecular, passando pela herança militar e a arquitetura civil, Tavira é uma espécie de museu a céu aberto com ainda as suas 21 igrejas. Sim, 21. É a cidade das Igrejas. É uma cidade de personalidade rara. E não fica por aqui. Do ponto de vista natural, o concelho de Tavira compreende uma grande diversidade de espécies animais e vegetais que constituem uma riqueza ecológica muito significativa e um enorme potencial ambiental. Em toda a zona litoral do concelho existem várias áreas naturais de salinas, sapais e dunas repletas de biodiversidade, inseridas em pleno Parque Natural da Ria Formosa, onde poderá fazer várias atividades de contacto com a natureza e observação da fauna e flora. Tavira é o destino de férias ideal para os amantes da natureza! E de praia!
Com uma linha de costa com mais de 18 quilómetros de extensão, pode encontrar as ilhas de Tavira e Cabanas, cujas praias são de areia fina e branca e a temperatura média da água do mar ronda os 22º C.

Se preferir as alturas, a Serra do Caldeirão é a maior cordilheira Algarvia, cujo ponto mais alto no concelho de Tavira localiza-se em Alcaria do Cume (535 m). A paisagem é arredondada e colorida por sobreiros, azinheiras, pinheiros e eucaliptos. Já para não esquecer as típicas culturas agrícolas de amendoeiras, alfarrobeiras e oliveiras. Quanto às espécies mais notáveis, prepare-se para ver a águia-de-bonelli, o veado, o javali, o coelho e a lebre. Se for um bom garfo, saiba que Tavira é ainda a representante de Portugal na lista do Património Imaterial da Humanidade da UNESCO como a sua Dieta Mediterrânica. Uma cozinha de simplicidade através dos seus produtos frescos e da época, o que faz dela uma cozinha de sabores. No passado, Tavira foi um importante porto de pesca, sendo a captura e transformação do atum, até cerca de 1950, uma das principais atividades económicas. Hoje as receitas típicas da zona são figo torrado recheado com amêndoa, guisado de grão e carne de porco, papas de milho com conquilhas e toucinho, salada de polvo e feijoada de lingueirão.

Bom apetite!

A visitar


Passada de geração em geração, as salinas são uma atividade artesanal presente em Tavira, longe de fontes de poluição. Com a proximidade da entrada de água do oceano, esta permite um produto excecional durante todo o processo: desde as argilas implantadas ao produto final. Aqui armazena-se a água proveniente do mar , evaporam-se e concentram-se as águas, e, por último, otimiza-se a produção e a qualidade através da cristalização.

Pode fazer uma visita a estas salinas através de uma tour de Tuk Tuk: a visita começa em Tavira, entra na zona das salinas onde é explicado e visto todo o processo de produção do Sal Marinho, podendo ver ainda algumas aves nesta zona. A visita continua por Santa Luzia, ficando a conhecer a vila piscatória e “capital do polvo”. Termina com o regresso a Tavira, por caminhos rurais. Um passeio a não perder!

pic